Pastoralistas vivenciam experiência de imersão territorial

Entre teoria e prática, realidade e imersão, o Encontro Mistagógico Marista 2015 proporcionou aos 17 participantes das Unidades Sociais Maristas uma experiência de vida. Realizado nos dias 4 e 5/5, o momento de formação reuniu pastoralistas e responsáveis de pastoral em três espaços diferentes.

À luz da temática Ação marista em contextos de vulnerabilidade social: os pobres como os prediletos de Deus e as implicações para o Serviço de Pastoral, os participantes vivenciaram a experiência de imersão territorial no bairro Santa Vitória, em Santa Cruz do Sul, onde está inserido o Centro Social Marista Boa Esperança. Mas a experiência de vida começou antes disso, na Sede Marista, em um café da manhã preparado pela Gerência Social para os pastoralistas.


Imersão ocorreu no bairro Santa Vitória, em Santa Cruz do Sul

O primeiro momento do encontro foi marcado pela integração. Além do café da manhã, a equipe da Gerência preparou o envio dos participantes a essa jornada, experiência que também foi feita por Jesus de Nazaré e São Marcelino Champagnat. Como sal da terra e luz do mundo, os participantes ganharam um boton com os princípios da ação pastoral nas Unidades Sociais, uma mochila, uma lanterna e uma poção de sal – estes dois últimos para simbolizar o que a Gerência desejava para essa experiência: que fosse saborosa e iluminada.


Gerência Social preparou um café da manhã para os pastoralistas

Após esse momento, os pastoralistas seguiram rumo ao Centro Social Marista Aparecida das Águas, onde ocorreu o Encontro Mistagógico Marista do ano passado. Lá, eles fizeram memória da construção do projeto e relembraram também os principais momentos de 2014. A dinâmica foi conduzida por Geovani Leite, supervisor de Pastoral da Gerência Social, e Marcos Broc, da Coordenação de Pastoral.


No Marista Aparecida das Águas, participantes relembraram
a construção do projeto

Rumo à imersão territorial

Novamente na estrada, os participantes, depois do almoço, foram levados para a terceira e última parada do encontro: o Centro Social Marista Boa Esperança, em Santa Cruz do Sul, onde ocorreu, de fato, a imersão territorial proposta pelo projeto. Na tarde do dia 4/5, o Irmão Inacio Etges, presidente da Rede Marista, estava na unidade e conversou com os participantes. “Hoje a informação está ao alcance de todos. Mas a experiência de vida não. Ela é mais importante que a teoria. Vocês escolheram a melhor parte da nossa missão”.


Irmão Inacio: "Vocês escolheram a melhor parte da nossa missão"

Após a fala do presidente, a educadora pastoralista do Marista Boa Esperança, Vanessa Nopes, fez uma apresentação sobre a realidade local. Todos saíram para conhecer a comunidade do bairro Santa Vitória, que acolhe cerca de 5 mil pessoas e onde a unidade está inserida desde 1998.

À noite, uma celebração eucarística na Comunidade Católica Nossa Senhora da Boa Esperança reuniu os pastoralistas e moradores do bairro. Após uma confraternização entre todos, cada participante foi “adotado” por uma família para passar a noite em sua casa. Para Flávia Trindade, educadora do Centro Social Marista da Juventude, a experiência foi um aprendizado para sua vida pessoal.

No dia 5/5, José Jair Ribeiro, o Zeca, da Coordenação de Pastoral, aprofundou o trabalho com os pastoralistas a partir da temática do encontro: os pobres como os prediletos de Deus. “Nós vemos o mundo através de onde nossos pés pisam”, disse ele. A partir da experiência do encontro e do Planejamento Estratégico das Unidades Sociais, os pastoralistas foram convidados a refletir sobre ações que devem ser realizadas em seus espaços.


Pastoralistas pensaram em ações que podem desenvolver em suas unidades

Ao fim do dia, para enviar os participantes de volta a suas realidades, uma celebração foi conduzida pelo Padre Jolimar Lemos da Silva no Santuário de Schoenstatt.


Celebração de envio ocorreu no Santuário de Schoenstatt

Veja todas as fotos do Encontro Mistagógico Marista aqui.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.

Unidades Sociais Maristas

Rua Ir. José Otão, 11 – Bom Fim
Porto Alegre - RS - Brasil
90035-060


Principais Contatos 0800 54 11 200
[email protected]
Fale conosco