Polo realiza Jornada Pedagógica em preparação ao início das atividades

Oportunizar momentos de estudo, partilha e reflexão aos nossos educadores faz parte do nosso escopo de trabalho. Entre segunda e quarta-feira, 5 e 7/2, os educadores do Polo Marista de Formação Tecnológica iniciaram as atividades de 2018 com a Jornada Pedagógica. 

 
Equipe de educadores do Polo em 2018 com o Superintendente, Rogério Anele.

Na segunda-feira pela manhã os educadores foram recebidos no bosque do Cesmar para um café da manhã e um momento de boas-vindas da coordenação e da direção do Polo.

 
Café da manhã especial para os educadores

O vice-diretor do Centro Social Marista de Porto Alegre - Cesmar, Leomar Silvestro, ressaltou a vontade da direção do Cesmar de estar cada vez mais próximo dos educadores e das atividades. "Queremos proporcionar mais momentos como este para que nossa presença enquanto direção cumpra o papel de unir mais as nossas três unidades: Colégio, Polo e Cesmar, para que se sintam parte dessa grande missão”, salienta o vice-diretor.

 
Vice-diretor do Cesmar, Leomar Silvestro, dando as boas-vindas aos educadores

A coordenadora do Polo Marista, Márcia Broc, lembrou que "o Polo é um lugar sagrado de missão, um lugar onde juntos sonhamos e juntos concretizamos o sonho". Em seguida a coordenadora perguntou aos educadores quais os sonhos que já concretizaram desde o início do trabalho na Unidade?

 
Coordenadora do Polo, Márcia Broc.

Para o educador social Sérgio Guterres, "os simples sonhos que realizamos no dia a dia da missão nos encorajam para seguir concretizando novos sonhos", respondeu Sérgio. 

Já no segundo momento da manhã, os educadores foram recebidos na Sede da Rede Marista pelo Coordenador de Comunicação dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Tiago Rigo, e a analista de comunicação da Gerência Social, Silvia Medeiros, que acompanharam a equipe em uma visita orientada apresentando todos os setores da Sede Administrativa.

 
Tiago Rigo e Silvia Medeiros receberam os educadores do Polo

No final da manhã, os educadores participaram de uma palestra ministrada pelo Superintendente da Rede Marista, Rogério Anele, que explicou as estruturas da missão marista no Rio Grande do Sul, no Brasil e no Mundo.

“O que faz uma organização manter-se viva e atuante por 200 anos?”, esse foi o questionamento que o superintendente fez aos educadores. Logo respondeu, “São nossas pessoas! Vocês fazem a missão acontecer. A fidelidade aos princípios fundantes continua sendo a mesma, trabalhar pelos mais necessitados”.


Superintendente dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Rogerio Anele.

O primeiro dia terminou com um almoço e integração entre os educadores.

Na terça-feira, 6/2, os educadores participaram de uma palestra com a psicóloga do Cesmar, Ana Luiza Ruiz, que abordou a importância dos valores pessoais e dos valores maristas.


Educadores com a psicóloga do Cesmar, Ana Ruiz Amaral , Carlos Mariani e a Dra. Crisatiane Schroeder.

 

Na sequência a doutora em educação social, Cristiane V. Chagas Schroeder abordou o tema da violência e resiliência - o papel da educação em contextos de violência. À tarde além do filme “O Triunfo” (2006), que aborda elementos desafiadores na educação social, o coordenador pedagógico da Gerência Social, Carlos Alberto Mariani, explicou como funcionarão as novas diretrizes das Unidades Sociais Maristas.


Coaching, Alex Rosa, falando sobre inteligência emocional

Na quarta-feira os educadores tiveram mais duas palestras, primeiro com o Gestor de Pessoas e Coaching, Alex Rosa, que abordou o tema Inteligência emocional. Entre as questões abordadas, Alex reforça que “o maior sentido da vida do educador será encontrado na medida em que olhar para os educandos e se enxergar no lugar do educando, vestir a camiseta do educando, olhar no olho e sentir o que o educando está passando”.


Educadores do Polo na palestra sobre inteligência emocional

No segundo momento da manhã, uma palestra com abordagem mais técnica foi ministrada pelo desenvolvedor da SAP Labs Latin America, Renan Roggia, que explicou o funcionamento do Scrum, a Metodologia Ágil para gestão e planejamento de projetos de software.


Scrum: Metodologia Ágil, sendo apresentada pelo desenvolvedor da SAP, Renan Roggia.

À tarde, nos dias da jornada, os educadores organizaram as salas de aula e seus materiais para o retorno dos jovens.

 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.

Unidades Sociais Maristas

Rua Ir. José Otão, 11 – Bom Fim
Porto Alegre - RS - Brasil
90035-060


Principais Contatos 0800 54 11 200
[email protected]
Fale conosco