Polo Marista doa robô para pacientes do Hospital da Criança Conceição

Na manhã desta quarta-feira, 15/3, uma equipe do Polo Marista de Formação Tecnológica esteve na sala de reuniões da diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), apresentando e fazendo a entrega de um robô que foi projetado e elaborado com material reciclável, pelos educandos da oficina de robótica.


O educador júnior Meneghetti mostrando ao paciente como usar o robô

O robô desenvolvido foi entregue à coordenação da Recreação Terapêutica do Hospital Criança Conceição (HCC) do GHC. "O robô será um importante elemento pedagógico de entretenimento para recuperação dos nossos pequenos pacientes do HCC", disse o coordenador da Recreação, Sérgio Dório.

A demonstração do funcionamento foi assistida pelos coordenadores do Polo Marista, Márcia Broc e Ricardo Brodt, pela superintendente do GHC, Adriana Denise Acker, diretor administrativo e financeiro, Ibanez Filter, e do diretor técnico, Mauro Sparta.


Robô sendo apresentado para a direção do GHC

A coordenadora da participação cidadã do GHC, Rosângela Bellos, salientou a importância da parceria do GHC com o Polo Marista, através do programa Jovem Aprendiz, enquanto uma ferramenta de transformação social. “O objetivo do GHC não é só a profissionalização dos jovens aprendizes, mas sobretudo a inclusão e a integração deles na sociedade”, salienta a coordenadora.

No final da apresentação do educador do Polo Marista Júnior Meneghetti, o paciente do HCC, Gabriel Rosa, de 11 anos, interagiu com o novo amigo eletrônico, por meio de controle remoto. "Ele vai ajudar na convivência com os colegas de leito e da enfermaria. O robô fará muito sucesso nos quartos", concluiu o pequeno paciente.


Robô sendo usado pelo paciente Gabriel de 11 anos

Além da entrega do robô, foi apresentado pelo educador Michael dos Santos Bittencourt, do Curso de Programação de Software, um programa de gerenciamento e de controle de voluntários, que facilitará o acompanhamento de mais de 2.000 voluntários que atuam no Grupo Hospitalar Conceição.

Durante essa manhã, também foram apresentados os resultados para a Superintendente Adriana Denise Acker desta parceria que iniciou em 2006, que continua beneficiando os jovens educandos e a comunidade, desenvolvendo cidadania, protagonismo juvenil, e contribuindo para uma sociedade melhor e mais justa.


Educador Michel apresentando o novo software

Para a coordenadora do Polo Marista, Márcia Broc, o projeto desenvolvido nesta parceria é extremamente importante para qualificação profissional e o desenvolvimento humano. "Juntos qualificamos profissionalmente centenas de jovens ao longo destes 10 anos de parceria. Incluímos social e digitalmente, promovendo saúde preventiva. A entrega do sistema operacional e do robô, é uma forma dos jovens cotizados dizerem: Muito obrigado pela oportunidade!”, salienta Márcia.

Oficina de Robótica

A oficina de robótica integra o Curso de Eletrônica do Programa Jovem Aprendiz do Polo Marista, que é realizado em parceria com o Governo Federal, e conta com o apoio do GHC, da Prefeitura de Porto Alegre entre outros parceiros.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.