Polo Marista de Formação Tecnológica

O Polo Marista de Formação Tecnológica compreende um espaço de desenvolvimento humano, crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental. No complexo, construído com o apoio de inúmeros parceiros, são desenvolvidos diversos projetos de protagonismo e emancipação de jovens e adultos da comunidade do bairro Mario Quintana, região com o menor índice de desenvolvimento humano de Porto Alegre.
 
Desde 2006, o Polo soma desenvolvimento humano, crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental, por meio de iniciativas ligadas à tecnologia da informação e comunicação. Atua como referência nacional em intervenções sociais por meio de acesso, pesquisa e desenvolvimento de novas formas de tecnologias. 
 
Localizado no Cesmar, que também é integrado pelo Centro Social Marista - Cesmar de Porto Alegre e o Colégio Marista Ir. Jaime Biazus, o Polo desperta novos saberes com capacitação técnica e preparação para o mundo de trabalho. 
 


Fachada do Polo Marista de Formação Tecnológica

Atualmente, diversas iniciativas são desenvolvidas com jovens:

  • Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC)
  • Alquimia
  • Meta Arte
  • Robótica Livre
  • Fábrica de Software
  • Redes Livres
  • Rádio Conexão Livre
  • Projeto Recondicionar - Ecopontos Maristas
  • HardwareTec
  • Incubatec
  • Capacitando para a Vida e para as Tecnologias (CVTec)
  • Jovem Aprendiz
  • Telecentro Timbaúva
  • Trabalho Educativo
 


Educandos do Polo em atividades

Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC)
Inaugurado em 2006, foi o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores da América Latina e a primeira unidade do Programa Computadores para Inclusão, coordenado pela Secretaria Nacional de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento. Promove a formação de jovens por meio do recondicionamento de computadores e periféricos, para reutilização em telecentros e outras iniciativas de inclusão digital. O CRC oferece formação em hardware e software livre para jovens. Em um ano, os educandos terminam o curso com o título de Auxiliar Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática.
 
Jovem Aprendiz
Os cursos de formação profissional, ligados ao Programa Jovem Aprendiz do Polo Marista, têm por objetivo promover o desenvolvimento integral, com foco na formação e na inserção social.
Proporciona o conhecimento de conceitos básicos e amplos da informática, oferecendo aos jovens ferramentas de aprendizagem adequadas à sua profissionalização, uma janela para o crescimento humano e social. Os cursos ofertados são: Auxiliar técnico em manutenção de equipamentos de Informática – Assistente Administrativo – Eletrônica – Turismo ecológico e Programação de software.
 
Trabalho Educativo
Realizado em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), esse projeto oferece ações socioeducativas voltadas para adolescentes na faixa etária dos 14 aos 18 anos em situação de vulnerabilidade e risco social. Tendo como intuito a proteção integral desses jovens, bem como o exercício de sua cidadania. Assim, visa torná-lo capaz de transformar sua realidade e construir seu projeto de vida.
 
Meta Arte
Favorece o reaproveitamento de materiais que não podem ser utilizados no processo de recondicionamento de computadores. O objetivo é estimular a criatividade e a imaginação, estruturando a partir do resíduo eletrônico, objetivos decorativos e utilitários em geral. Na semana da meta arte, muitas tecnologias sociais são desenvolvidas para o benefício da comunidade e dos próprios jovens, com a utilização do lixo eletrônico, minimizando o impacto negativo no meio ambiente.
 

Educanda do Curso Capacitando para a Vida e as Tecnologias (CVTec)
 
Robótica Livre
Criado em 2008, o projeto possibilita uma ferramenta para trabalhar eletrônica e mecânica com materiais alternativos (sucata eletrônica) a partir do uso de software e hardware livres. Desperta a criatividade, o raciocínio lógico, a organização e o planejamento nos jovens, que produzem artefatos robóticos e equipamentos utilizados para diversos fins, de jogos à automação.
 
Fábrica de Software
Com atividades teóricas e práticas, essa iniciativa aprofunda o conhecimento em diferentes linguagens, como PHP, HTML, CSS e Javascript. O aprendizado construído é fundamental para a formação técnica dos educandos. Vários sistemas já foram desenvolvidos e implementados pelos jovens e estão sendo usados em instituições parceiras. 
 
Redes Livres
Projeto de rede sem fio e offline que distribui gratuitamente conectividade para comunicação e troca de informações por meio de uma internet livre com sinal wireless. Auxilia os jovens no aprendizado sobre redes (cabeada e wireles).
 
Rádio Conexão Livre
Plataforma web em que os jovens produzem programas de rádio, editam e os disponibilizam para livre acesso. A rádio também é um meio pedagógico amplamente utilizado pela fonoaudiologia da instituição para estimular expressão oral, comunicação e o compartilhamento de saberes.
 
Projeto Recondicionar
Esse projeto propõe à sociedade um novo olhar sobre o resíduo eletrônico. Com a instalação de Ecopontos Maristas nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista e nas empresas parceiras, a iniciativa propõe a reflexão e a conscientização sobre o descarte correto do lixo eletrônico e a consciência ambiental. Em dois anos, mais de oito toneladas de resíduos eletrônicos foram arrecadados e destinados corretamente, favorecendo a logística reversa e a inclusão digital.
 

Educando do Polo e ao fundo bancada do CRC
 
HardwareTec
Com o intuito de promover a pesquisa sobre materiais eletrônicos antigos e atuais, o projeto é a mais recente iniciativa do Polo. Além disso, conta com um acervo de antigas tecnologias para exposição itinerante.
 
Incubatec
Transformar ideias em realidade, jovens promissores em empreendedores, esse é o lema da incubadora. A iniciativa constitui uma incubadora de projetos sociais, potencializando a criatividade e elevando as perspectivas dos educandos para rumos diferenciados.
 
Capacitando para a Vida e para as Tecnologias (CVTec)
Curso que visa oportunizar qualificação profissional em rotinas administrativas e formação humana a pessoas com deficiência para que sejam incluídas efetivamente no mercado de trabalho e na sociedade.
 
Telecentro Timbaúva
É um espaço público dentro do Centro Social Marista, aberto à comunidade em geral, com 20 computadores disponíveis para acessar a internet e outras tecnologias digitais. A iniciativa possibilita que pessoas possam buscar informações, se inserir no mundo virtual e ampliar seus conhecimentos.
 
 

Contato
Estrada Antônio Severino, 1493 – Bairro Mario Quintana
91250-330 – Porto Alegre – RS
Fone/Fax: (51) 3086-2300
E-mail: polo.cesmar@maristas.org.br