Ecopontos do Projeto Recondicionar

Polo Marista de Formação Tecnológica, ciente da problemática que é o lixo eletrônico e compreendendo a sua responsabilidade, criou o projeto Recondicionar, uma ação para promover a educação ambiental e estimular o direcionamento correto do resíduo eletrônico produzido pela comunidade escolar da Rede.

Lançada em 2014, a iniciativa completou dois anos de funcionamento, buscando disseminar a importante cultura do recondicionamento e reciclagem do lixo eletrônico. Desde o começo da ação, já foram arrecadadas mais de seis toneladas de equipamentos eletrônicos nos pontos de coleta, localizados em diversos pontos da Capital e Interior (veja lista abaixo).  Desse montante, cerca 90% foi encaminhado para reciclagem e possível retorno à indústria, evitando extração de recursos da natureza.

O restante da arrecadação tem, no entanto, um destino que beneficia diretamente a própria comunidade escolar. Em percentual menor, os resíduos são utilizados pelos próprios estudantes como suplementos e peças para as atividades educativas do Polo. O processo de separação das peças tem como ponto de partida uma triagem, realizada pelos educadores da instituição. Computadores inteiros são testados e adaptados para que possam ser doados e utilizados por Telecentros, espaços de informática que atendem a comunidades carentes, oferecendo internet gratuita e, eventualmente, cursos de orientação pessoal para o uso das máquinas.

Engrenagens e pequenos motores são destinados à Robótica Livre, enquanto peças menores servem para a construção de materiais artísticos, como mosaicos, que são expostos na Semana Meta Arte. Os utilitários mais antigos também são expostos, mas são direcionados para a Hardware Tech, que funciona como um pequeno museu tecnológico.

“No centro social os estudantes são incentivados desde o princípio a se vincularem a projetos voltados para a construção da cidadania. Esses valores estão intrínsecos à metodologia educacional que praticamos e permitem que os educandos pensem de forma coletiva a partir da autonomia que recebem”, afirma o Irmão Odilmar Fachi, Diretor do Centro Social Marista de Porto Alegre.

As peças de robótica aproveitadas pelos estudantes dão vida aos protótipos criados para o próprio Desafio de Robôs, promovido anualmente pelos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, e em outras exposições educacionais. O material também serve de base para o recondicionamento de computadores, que eventualmente são consertados para serem utilizados normalmente no centro social.

Para o Coordenador de Projetos do Polo, Ricardo Brodt Leistner Júnior, o grande legado do projeto é a conscientização da comunidade. “As nossas principais metas não estão relacionadas ao volume de arrecadação e sim à quantidade de educandos que conseguimos envolver com a disseminação da importância da reciclagem do lixo eletrônico”, pondera. No segundo ano de projeto a equipe da unidade trabalha para estimular o uso dos ecopontos também nos ambientes empresariais. A iniciativa faz parte do Programa de Responsabilidade Ambiental da instituição e reconhece com uma placa especial as organizações que adotam os pontos de coleta em suas sedes.

 


Ecopontos Maristas


 

Local

Cidade

Endereço

Fone

Marista Maria Imaculada

Canela

Rua Visconde de Mauá, 545

(54) 3278 6100

Ecoponto Eldorado

Eldorado

Avenida Brasil, 135

(51) 3499 6438

Marista Medianeira 

Erechim

Rua Valentim Zambonato, 85

(54) 3520 2400

Marista Pio XII

Novo Hamburgo

Av. Nicolau Becker, 182

(51) 3584 8000

Marista Conceição

Passo Fundo

Rua Fagundes dos Reis, 746 

(54) 3316 2700

Hospital Conceição

Porto Alegre

Avenida Francisco Trein, 596

(51) 3357 2000

Marista Champagnat

Porto Alegre

Avenida Bento Gonçalves, 4314 

(51) 3020 6200

Marista Ipanema

Porto Alegre

Avenida Coronel Marcos, 1959 

(51) 3086 2200

Marista Ir. Jaime Biazus

Porto Alegre

Estrada Antônio Severino, 1493

(51) 3086 2300

Marista Rosário

Porto Alegre

Praça Dom Sebastião, 2

(51) 3284 1200

Marista Santo Ângelo

Santo Ângelo

Avenida Venâncio Aires, 971 

(55) 3931 3000

Marista Graças

Viamão

Avenida Senador Salgado Filho, 8326

(51) 3492 5500

 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.