CineMóvel: mais que um projeto, um gesto de empatia entre jovens

Partindo de um Trabalho de Conclusão de Curso de Aprendizagem Profissional do Programa Jovem Aprendiz, do Polo Marista de Formação Tecnológica, as educandas Bruna Senra Carvalho e Ketlen Gonçalves criaram o CineMóvel. A atividade foi realizada em conjunto com a educadora do curso de Operador de Computador, Cristiane de Aguiar Silva.


Últimos ajustes no CineMóvel antes da sua entrega 

A ideia surgiu quando as educandas entraram no consenso de que as duas queriam realizar um projeto que ajudasse outras pessoas. Foi então que Ketlen sugeriu fazer algo que auxiliasse a entreter as crianças da Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia. A instituição escolhida é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, que atende crianças com lesões cerebrais que precisam de cuidados e não têm condições econômicas para o tratamento. 


Diretor executivo da Casa do Exepcional Santa Rita de Cássia recebe o CineMóvel

Considerando que hoje a Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia dispõe somente da programação da TV aberta, Bruna e Ketlen discutiram suas ideias com a educadora Cristiane e com outros educadores do Polo e, desde então, a ideia começou a sair do papel para ser criada durante as aulas do curso de Operador de Computador. Assim, nasceu o Trabalho de Conclusão de Curso de Aprendizagem Profissional das jovens, o CineMóvel, que nada mais é que um monitor fixado a um gabinete, adaptado em uma caixa de MDF em uma mesa escolar com rodinhas, estilizado e totalmente pensado para que as crianças da instituição tenham um momento de descontração durante o dia a dia.

Para o diretor executivo da Casa, André Xavier, o projeto é uma oportunidade para as crianças terem acesso a desenhos com imagens de boa qualidade. “É uma maneira de as crianças verem filmes e desenhos que a TV aberta não proporciona. Ainda mais com rodinhas, pois posso levar para todos os quartos, e todas as crianças terão acesso”, declara André.


Jovens ligam CineMóvel para as crianças assistirem aos desenhos

Ao levar o CineMóvel para a instituição, Ketlen teve a certeza de que o equipamento é mais que um Trabalho de Conclusão de Curso de Aprendizagem Profissional. Para ela é a realização de um sonho: “Eu já conhecia a Casa, então eu queria fazer algo para as crianças de lá. Entregar o CineMóvel e ver a felicidade delas foi muito bom”, afirma Ketlen. Contente com a entrega do CineMóvel, Bruna expressa sua satisfação em ajudar as crianças: “Nós pensamos em alguma coisa que as crianças pudessem interagir, algo alegre. Por isso, estilizamos o CineMóvel com cores alegres e muitos adesivos. Ele vai estar lá para diverti-las”. 


Crianças assistem à programação do CineMóvel 

O Programa Jovem Aprendiz é voltado para a preparação e inserção dos jovens no mundo do trabalho, proporcionando ao mesmo tempo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 

Comentários (1)

Ana Luiza Amaral Ruiz

Que bela ideia das educandas! Sem dúvida, com o apoio da Educadora Cristiane, mais alegria chegará para as crianças e jovens da Casa Santa Rita!

Responder

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.

Unidades Sociais Maristas

Rua Ir. José Otão, 11 – Bom Fim
Porto Alegre - RS - Brasil
90035-060


Principais Contatos 0800 54 11 200
[email protected]
Fale conosco