Centro Marista de Inclusão Digital - Cmid

Localizado na zona oeste de Santa Maria, na Nova Santa Marta, o Centro Marista de Inclusão Digital (Cmid) ocupa as dependências do Centro Social Marista Santa Marta. O Cmid reúne iniciativas e parcerias que impulsionam o desenvolvimento da cidadania por meio da inclusão digital e da reciclagem do lixo eletrônico – projeto que oferece subsídios na capacitação tecnológica para o mercado de trabalho e formação do cidadão.

Os beneficiados desse projeto são os estudantes da Escola Marista Santa Marta e moradores da comunidade Nova Santa Marta. Dentro do Cmid, são ofertadas oficinas de Meta Arte, Projeto Alquimia, Centro CRC Santa Marta, Robótica Livre e Telecentro.

Meta Arte – O lixo eletrônico que não foi utilizado na robótica se transforma em obras de arte, desde bijuterias até peças de uso doméstico.

Projeto Alquimia – Por meio de parceria com o Ministério Público, as máquinas caça-níqueis apreendidas são utilizadas em oficinas de informática, manutenção e montagem de computadores, Robótica Livre e Meta Arte.

Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) Santa Marta – Computadores considerados obsoletos, doados por empresas e pessoas físicas, são recondicionados pelo Cmid, que depois instala softwares livres e prepara as máquinas para o uso geral (internet, programas de escritório, edição de som e imagem, entre outros).

Robótica Livre – A sucata eletrônica que não é utilizada no recondicionamento de computadores se transforma em material didático, que envolve conceitos de eletrônica, mecânica e física, na criação de artefatos robóticos educacionais.

Telecentro – Espaço onde a comunidade pode digitar textos, fazer o uso da internet e das tecnologias da comunicação e informação de forma gratuita.


Contato

Rua M, 120 – Vila Pôr do Sol
97037-092 – Santa Maria – RS
Fone: (55) 3211-5222
E-mail: [email protected]
Blog: cmid-sm.org

Comentários (6)

Bruna Maiara

Eu gosto de ficar no Centro Marista de Inclusão Digital, por que tem varias brincadeiras com tecnologias e nós se divertimos e eu aprendi muito aqui!!!

Responder
Matheus Escobar

Eu sou do cmid e gosto da robótica livre e jogos vários jogos é bem legal e vou no lanche e adoro muito é muito legal eu gostei muito de aprender com o Kit Atto.

Responder
Luiz Philippe Brollo

O CMID tem robótica livre, meta arte, pintura e o projeto tem tecnologias muito legais e jogamos aprendemos e ajudamos os colegas, é tudo o que a nossa comunidade precisa, sou feliz aqui!!!!

Responder
[email protected]

O CMID é muito legal a gente tem robótica, aula de meta artes com o professor Luciano minha é a professora Simone Freo, ela adora as tecnologias e nos ensina muitão, meus colegas também são legais o cmid para mim é o melhor lugar do mundo.

Responder
Raul Oiram

Coloquei meu filho no Marista e gostei como a tecnologia interage com ele. Agora ele está indo para o Ensino Médio e ele preferiria estudar com tablet. Acho que isso deixaria o Marista mais Moderno do que já é.

Responder
VITÓRIA DIRLAINE

EU GOSTO DE IR PARA O CMID POR QUE EU GOSTO DE AULA DE ARTE COM O PROFESSOR LUCIANO E ROBÓTICA COM O PROFESSOR LEANDRO! O CMID É MUITO LEGAL!!!!

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.

Unidades Sociais Maristas

Rua Ir. José Otão, 11 – Bom Fim
Porto Alegre - RS - Brasil
90035-060


Principais Contatos 0800 54 11 200
[email protected]
Fale conosco