Polo Marista realiza o primeiro encontro Intergeracional de 2018

Encontro que reúne familiares, educadores e educandos do Programa Jovem Aprendiz aconteceu na manhã do sábado, 24/3/2018, e foi marcado por muita emoção. Conduzido pelo psicólogo do Polo Marista, Tiago Brenner, o encontro proporcionou aos familiares e aos jovens um espaço para falar sobre seus anseios diários. 


Familiares e educandos participam do
 primeiro encontro Intergeracional de 2018 

A fim de que os familiares interagissem entre si, Brenner em um primeiro momento dividiu as pessoas presentes em dois grandes grupos: o grupo de familiares e o grupo de educandos. Nesta dinâmica os grupos assinalavam em uma cartolina suas principais dificuldades no dia a dia com a pessoa do grupo contrário. Após as dificuldades serem assinaladas os dois grupos se juntaram e debateram sobre as situações elencadas por cada grupo. 


Líderes do grupo de familiares (esq.) e líderes do grupo
de educandos (direi.) lendo as frases assinaladas

Para Hilda Rosane Rodrigues, mãe da Ana Paula da Rodrigues, educanda do curso de Assistente Administrativo, as dinâmicas realizadas por Brenner trouxeram situações corriqueiras que fazem com que enxerguemos a vida de outra forma. “Esse encontro foi muito bom para que pais e filhos pudessem entrar em sintonia”, declara Hilda.

Outra dinâmica foi a “troca de famílias”, por 15 minutos familiares e educandos conversaram com pessoas sem vínculo parental. A ideia da atividade era fazer com que tanto os adultos quanto os jovens trocassem experiências cotidianas e dialogassem sobre elas.


"Troca de famílias" exercita o diálogo entre familiares e jovens.

O encontro terminou com abraços emocionados entre os participantes e a certeza de que a estadia dos jovens no Polo vai além da formação técnica, como expressa a mãe de Robson de Oliveira Quiroz, educando do curso de Operador de Computador, Milene Silva de Oliveira:  “Aqui no Polo o Robson aprendeu a dar a valor ao que temos. Hoje ele é responsável e sabe administrar o dinheiro dele. Vejo que ele vai ser um grande um homem.” 


Familiares se abraçam emocionados ao fim do encontro

Além da capacitação técnica o Polo desenvolve atividades que incluem a formação humana e social. Todo trabalho tem como objetivo formar jovens com a visão de que são capazes de transformar o ambiente em que vivem.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.

Unidades Sociais Maristas

Rua Ir. José Otão, 11 – Bom Fim
Porto Alegre - RS - Brasil
90035-060


Principais Contatos 0800 54 11 200
[email protected]
Fale conosco