Páscoa ganha vida nas três unidades da Ilha Grande dos Marinheiros

As três Unidades Sociais Maristas localizadas na Ilha Grande dos Marinheiros celebraram a Páscoa de diferentes formas, em uma mesma celebração. A comunidade e os familiares participaram do momento, realizado no dia 29/4.

A Escola Marista de Educação Infantil Tia Jussara fez a encenação da última ceia, trazendo Maria, mãe de Jesus, para participar desse momento com os discípulos. O padre Rudimar Dal Asta explicou o significado e abençoou o pão e o vinho, que foram compartilhados com as famílias.

Para os estudantes da Tiju, a Páscoa foi apresentada na linguagem dos pequenos, reconhecendo a importância da família, de cuidar e respeitar os colegas, agradecer pelos alimentos. As crianças também puderam manusear a Bíblia e compreender o significado do pão e do vinho.


Padre Rudimar explicou a simbologia dos alimentos e das ações de Cristo

Já da Escola Marista de Educação Infantil Aparecida das Águas, as turmas prepararam o momento do ofertório, levando alguns símbolos da Páscoa e contando para as famílias sobre o que aprenderam. A partir do interesse e da motivação das crianças sobre o coelho e os ovos de chocolate, foi possível fazer outras reflexões sobre a data.

As crianças fizeram diversas indagações, como “Coelho bota ovo?” e “Quem bota ovo?”. Mas também refletiram: “Do ovo nasce filhotes, filhotes são vida!”; “nós somos filhinhos de Jesus”.

A turma do Jardim BII aprofundou ainda mais o conhecimento a partir do símbolo do trigo. Entendendo que a farinha vem do trigo, os estudantes resolveram fazer um bolo de cenoura, porque os coelhos gostam de cenoura. Uma das crianças ainda disse: “Adoramos o coelho e ele adora cenoura, então poderíamos fazer um bolo de cenoura e partilhar com as famílias, isso é Páscoa, né professora?”.

Depois de algumas pesquisas e investigação e com a ajuda dos educadores que trabalham na cozinha, os estudantes descobriram a receita, escreveram e fizeram um bolo de cenoura. Ele foi ofertado e compartilhado com as famílias no dia da celebração da Páscoa.


Crianças fizeram o bolo de cenoura para ser partilhado na celebração

O Grupo de Catequese da Ilha também participou dessa celebração. A ressureição de Cristo foi encenada pelos educandos do Centro Social Marista Aparecida das Águas, carregando a cruz como símbolo de passagem daquilo que se deseja desprender e também do que se deseja alcançar, a passagem do ódio para o amor, das trevas para a luz e da raiva para o perdão.

O grupo de dança do Centro Social ainda interpretou a música Ninguém te ama como eu. A celebração foi encerrada com as crianças tocando percussão para as famílias e os convidados.


Percussão encerrou o momento com uma apresentação

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.

Unidades Sociais Maristas

Rua Ir. José Otão, 11 – Bom Fim
Porto Alegre - RS - Brasil
90035-060


Principais Contatos 0800 54 11 200
[email protected]
Fale conosco