Arte e Cultura

A manifestação artístico-cultural é um dos eixos mais relevantes do trabalho de transformação social e construção de uma sociedade mais justa e fraterna. É através da arte e da cultura que o povo se manifesta, que vê seu rosto e seu jeito representado em cada voz, em cada encenação e melodia. Assim, nossos projetos busca através da expressão das idéias, do corpo e da mente transformar a realidade dos educandos. Uma transformação engajada que acontece de dentro para fora, com o jeito de cada um, embasados no sonho e no trabalho da Rede Marista.

Atualmente, um dos principais projetos desenvolvidos dentro da Rede Marista de Solidariedade é a implementação pioneira de um projeto que coordena e estimula a partilha e a construção coletiva das ações da área artística e cultural dentro da Rede. A partir do 1º Fórum de Debate e Capacitação para educadores da área artística, a Comissão de Assistência Social, através do trabalho conjunto com os Centros Sociais, e de outros eventos em rede como a Mostra Artístico- Cultural.

Dentre as estratégias e ações previstas no projeto, estão:

  • Atualizar o banco de dados e informações sobre a área artística da Rede Marista;
  • Capacitar e promover o entendimento sobre temas ligados à arte-educação e eventos da área;
  • Divulgar apresentações artísticas maristas;
  • Manter parcerias que possibilitem o acesso gratuito a espetáculos;
  • Estimular os espaços de comunicação sobre as questões culturais da Rede Marista;
  • Assessorar na elaboração de projetos para editais artístico-culturais;
  • Representar a Rede Marista de Solidariedade na temática da cultura nas cidades onde há trabalhos nessa área;
  • Promover  Intercâmbio Cultural entre os centros sociais, artistas gaúchos, artistas nacionais e internacionais, outras instituições e as outras unidades maristas no Brasil;
  • Coordenar a Mostra Artístico-cultural;

O objetivo do projeto é definir diretrizes para área artística da Rede Marista de Solidariedade, implantando o projeto fundamentado nos princípios educativos de São Marcelino Champagnat de acordo com a proposta do projeto político pedagógico, compreendendo a arte como um dos pilares na formação integral do educando conforme o conceito de Arte-Educação.Conheça mais sobre o trabalho desenvolvido na área de arte e cultura em nosso blog, com atualizações e notícias.

 

Unidades Sociais Maristas

Rua Ir. José Otão, 11 – Bom Fim
Porto Alegre - RS - Brasil
90035-060


Principais Contatos 0800 54 11 200
[email protected]
Fale conosco