Cidadania e Inclusão Social

O Centro Social Marista desenvolve diversas atividades voltadas à formação integral dos seus educandos. Em parceria com outras organizações ou em iniciativas próprios a unidade busca desempenhar um papel transformador dentro da comunidade. Conheça os projetos de cultura e cidadania desenvolvidos pelo Cesmar:

Serviço de Apoio Socioeducativo

Este programa atende crianças  no turno inverso da escola oferecendo  atividades recreativas, culturas e esportivas. Um dos focos do trabalho é o resgate da cidadania e da autoestima das crianças e jovens envolvidas no projeto. Assim, são desenvolvidas atividades relacionadas ao cotidiano deles, como oficinas de literatura, informática, dança, hip-hop, capoeira, percurssão, teatro, música, educação artística, canto-coral, artesanato e comunicação.

Trabalho Educativo

É um programa que orienta e capacitam jovens e adolescentes à  profissionalização com oficinas e atividades que envolvem áreas importantes para as formações dos jovens como informática, comunicação, robótica, educação ambiental, dança, percursão e música. As atividades das oficinas acontecem três dias por semana e no final do curso jovens são encaminhado para futuros empregos, com a possibilidade de efetivação.

Programa de Inclusão Digital

O programa promove o funcionamento do Infrocentro Timbaúva, para disponibilizar aos moradores da região nordeste de Porto Alegre, acesso á informática cidadã e a atividades complementares voltadas a valorização do individuo, a microinformática e a internet. 

Jovem Aprendiz

Esse projeto objetiva capacitar jovens entre 14 e 24 anos através de  cursos na área de informática, atendente/auxiliar administrativo, auxiliar de higienização e auxiliar de alimentação, tendo seu conteúdo técnico programático regulamentado pelo governo federal. Os participantes do programa recebem capacitação em suas áreas de escolhas e são encaminhados para estágios de vivências em organizações participantes do programa, que os acolhem e, eventualmente, procedem a contratação desses jovens. 

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Esse projeto desenvolvido em parceria com entidades públicas tem por objetivo prevenir e erradicar as formas de trabalho infantil proporcionando recurso financeiro a famílias. Com encontros quinzenais e atendimentos individuais para famílias inseridas na bolsa PETI, além de atendimento às crianças e adolescentes participantes da iniciativa.

Programa do Idoso

O programa promove ações com grupo da terceira idade com encontros semanais e quinzenais nas questões ligadas a saúde e na área social. O pessoal da terceira idade participa de oficinas de integração, capacitação e momentos lúdicos a fim de garantir mais qualidade de vida para todos. As experiências compartilhadas e os momentos de vivência estão entre as principais ações desenvolvidas pelo projeto que almeja ser um estímulo à alegria e a busca de uma vida mais ativa dos participantes do grupo. 

Unidades Sociais Maristas

Rua Ir. José Otão, 11 – Bom Fim
Porto Alegre - RS - Brasil
90035-060


Principais Contatos 0800 54 11 200
[email protected]
Fale conosco