Projeto Bonequinha Preta movimenta o Cemasi

Novembro é o mês da consciência negra, mas as relações sociais e o respeito à diversidade devem ser trabalhados o ano todo por meio de histórias que abordam a importância das negras com relatos, debates e intervenções sobre a cultura. Além disso, é uma oportunidade para lembrar e evidenciar os problemas sociais que ainda atingem a população negra.

Foi com esse intuito que a turma M1/T1 do Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi) organizou o projeto Bonequinha Preta. Com questionamentos, dramatização e o reconhecimento de sua própria identidade, os educandos construíram uma imagem positiva e de autoconfiança, valorizando as ações de cooperação, respeito, solidariedade e cuidado.


Educandos estudaram a situação do negro em várias instâncias da solidariedade

Também foi analisada a situação atual do negro em várias instâncias da solidariedade, no trabalho, na educação, saúde e no lazer. Ao final do projeto, cada criança confeccionou com sua família a bonequinha preta, para que fosse realizada uma festa de aniversário das bonecas na unidade, com a participação das outras turmas. A atividade foi realizada no dia 22/11.

As famílias participaram do projeto com muito entusiasmo, demonstrando a cooperação e valorizando o trabalho que estava sendo feito sobre a cultura negra.


A educação modela as almas
recria os corações.
Ela é a alavanca das mudanças sociais.

[Paulo Freire]


Crianças confeccionaram suas próprias bonequinhas pretas

 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.

Unidades Sociais Maristas

Rua Ir. José Otão, 11 – Bom Fim
Porto Alegre - RS - Brasil
90035-060


Principais Contatos 0800 54 11 200
[email protected]
Fale conosco