Mês de Champagnat é vivenciado pelos educandos do CMJU

Durante os meses de maio e junho, os educandos do Centro Social Marista da Juventude (CMJU) vivenciaram o Dia de São Marcelino Champagnat, celebrado oficialmente em 6/6. As cartas escritas pelo fundador do Instituto Marista iluminaram as atividades desenvolvidas.

No dia 30/5, um dia antes da reunião pedagógica da unidade, uma educanda se vestiu de Marcelino e entregou cartas escritas por Champagnat naquela época para os educadores do CMJU. O tempo na correria diária é precioso. Parar uns instantes para preparar uma carta a alguém acaba se tornando uma surpresa.


Cartas de Champagnat foram entregues aos educadores do CMJU

Este foi o sentimento que transpareceu: lembranças de quando as pessoas se mandavam cartas e esperavam ansiosos por alguma resposta. Os educadores, em alguma frase ou palavra, conseguiram se identificar nas palavras de Marcelino e trazer sentimentos positivos.

No dia 6/6, as crianças e os adolescentes participaram da Caça às Cartas de Champagnat. Foram entregues seis charadas para os educandos encontrarem as cartas no CMJU, selecionadas do livreto Junho com Champagnat, asas e raízes de um sonhador, do Ir. Joaquim de Oliveira.

Diversos foram os sentimentos apresentados pelos educandos nesse dia ao lerem as cartas. Uma das principais mensagens foi o pouco tempo que Champagnat teve em vida e o tanto que conquistou, sempre pensando no outro, querendo cuidar do próximo, principalmente crianças e jovens mais vulneráveis.


Crianças refletiram sobre como o fundador se preocupava com o próximo

O momento foi finalizado com a escuta das músicas Brilha Champagnat, de Wilson Rocha, e Da Água pro Vinho, de Priscilla Alcântara. O livreto continuou a ser trabalhado em junho.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.

Unidades Sociais Maristas

Rua Ir. José Otão, 11 – Bom Fim
Porto Alegre - RS - Brasil
90035-060


Principais Contatos 0800 54 11 200
[email protected]
Fale conosco