Marista Boa Esperança realiza primeiro Brechó Solidário do ano

No dia 12/4, o Centro Social Marista Boa Esperança realizou o primeiro Brechó Solidário do ano. As roupas comercializadas pela unidade chegam por meio de doações, passam por uma triagem e, posteriormente, são ofertadas à comunidade com preços que variam de R$ 0,50 a R$ 3,00.

A atividade faz parte de uma das ações desenvolvidas pela unidade: a confecção dos documentos dos educandos. "Ao realizarmos a matrícula na unidade, deparamo-nos ou com documentos que não estão em condições ou que, na maioria das vezes, não existe", comenta a assistente social da unidade, Luciane Porto, organizadora da ação.

Além de auxiliar na confecção dos documentos, há a preocupação com o transporte das famílias. Para que tudo saia de acordo, Luciane organiza as turmas e, quinzenalmente, acompanha-os para a realização da atividade.

A parceria com o Sine é importante, uma vez que há poucas fichas diárias. A Receita Federal é essencial no processo, facilitando e ajudando com as cotas sociais na confecção dos CPFs. O Cartório de Registros aderiu à ação e, quando se trata de 2ª via, também auxilia nos casos possíveis para a gratuidade da mesma.

"Estamos inseridos em uma comunidade onde o acesso muitas vezes é dificultado. Ações como essa que estão alicerçadas ao protagonismo e à autonomia do cidadão vão ao encontro da nossa missão. As famílias aderem ao Brechó, pois sabem que todo valor é revertido a elas e de forma concreta. Muitos acabam sendo os multiplicadores e ensinam aos demais o caminho a percorrer para a confecção dos documentos", explica Irmão Roger Perius, gestor da unidade.

Em um momento delicado da economia do país, ações como essa devem ser cada vez mais presentes como forma de sustentabilidade. A próxima edição do Brechó Solidário do Centro Social Marista Boa Esperança tem previsão para junho – para isso, a unidade precisa receber doações de roupas de inverno.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.